Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Novo tema para o site!

11/03/2021 Etc 1 minuto para ler
blog jekyll static-site bootstrap design black-in-white white-in-black dark-mode

E então uma coisa me incomodava quando pensava no meu site: o tema! Embora tenha usado um tema até que bem legal, o thelehhman/plainwhite-jekyll, sempre me apertava quando queria fazer personalizações um pouco mais avançadas. Isso porque quando usamos um tema, abrimos um pouco a mão da liberdade de criar como queremos, em prol de facilitar a administração do site. Inicialmente eu achava essa troca até que justa, até que me vi com uma ideia em mente: Queria o tema do meu site em “dark mode”. Isso porque eu gosto destes tipos de temas, acho muito melhor para a leitura (embora sei que terei vários que vão me criticar quanto a isso).

Mas vamos lá, quando lemos um livro (físico ou no kindle), estamos acostumados com a leitura “preto no branco”, e por isso quando resolvemos inverter, isto é “branco no preto”, muita gente acaba achando isso “errado”. Mas vou dar minha opinião do porque esse tipo de tema é bom para leitura. Diferente de um livro, ou a tela de um Kindle (que foi projetado para tentar trazer a experiencia de leitura), um site fica exibido em uma tela onde a claridade é um problema constante. Com isso, em computadores, celulares ou tablets, telas criadas para um propósito geral (multimídia), a leitura “branco no preto” chega a trazer um descanso aos olhos. Claro que podemos mexer no brilho da tela, mas sério: não é a mesma coisa.

Com isso apresento o meu novo tema, criado por mim e então até o momento sem nome ainda. Aceito sugestões! 😅 Este tema pensou em basicamente três coisas:

  1. Ser fácil de eu administrar

  2. Ser em “dark mode”

  3. Ser “gostoso de ler” em qualquer dispositivo

Com isso as escolhas foram usar o Bootstrap e um CSS personalizado para criar o “dark mode” (na realidade um SCSS). Todos os códigos são visiveis no meu projeto do GitHub, o lpsouza.github.io.

Era isso, um post pequeno e rápido para apresentar meu novo tema aqui no site! E aí, o que achou?