Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Vale a pena propagandas em Flash?

10/03/2013 Tech 3 minutos para ler
css fica-a-dica flash html html5 javascript jquery js marketing publicidade

Hoje de manhã, depois de ler uma reportagem em meu tablet, percebi que uma das páginas de propaganda não abriu corretamente, outras sim, e logo pensei: “Algum anunciante acabou de perder meu view.”

Então resolvi fazer este post, para conscientizar o pessoal que desenvolve soluções em marketing  de algo que a seus 10 a 12 anos venho falando: Flash é instrumento de animação, não de programação! Embora ele possua uma linguagem de programação da Adobe, o ActionScript, o projeto dele é animação.

Então alguns devem estar se perguntando: “Mas então projeto a campanha de marketing em que?” e a resposta é: HTML + CSS + JS! Como quase tudo na Web deveria ser, o projeto de uma página, toda a parte escrita precisa ser em HTML, e a parte multimídia, um conjunto de CSS e JS. Não é dificil, apenas precisa de profissional qualificado, um programador.

Mas porque não usar Flash

Se observarmos na internet, o Flash é usado direto em campanhas de marketing, então porque não usar?

Nas primeiras versões dele, o peso do arquivo era um problema claro. Mas nas últimas versões, isso não é mais uma realidade. Mas a questão de não usar vai mais alem, duas razões:

  1. Ele normalmente não é indexado no Google;

  2. Dependendo do dispositivo, ele não abre (porque precisa de plugin, ou porque não tem suporte).

Um estudo de caso (o que me levou a este post)

Vamos analisar a imagem a baixo:

Exemplo

É uma screenshot do meu tablet, onde estava lendo uma reportagem, e para existir o site de notícias em questão, eles trabalham com publicidade, certo? Ok, então reparem que existia propagandas que conseguiu abrir em meu tablet e outra não.

Imagina se eu fosse o anunciante, que pagou para ter minha propaganda (que pelo tamanho é a de destaque no site), ver que ela não abriu na página em que anunciei. Qual o impacto negativo que isso vai passar? Fiz um investimento e o mesmo não me gerou retorno. Culpo quem? O site? A empresa de propaganda? E alias, se pensam que “devo fazer em Flash por causa da interatividade”, a propaganda no canto superior direito era animada.

Pare de reclamar, me fale de soluções

No flash inside

A melhor solução é trabalhar com as novas plataformas da web 2.0, o HTML5, unido ao CSS3 e frameworks de JavaScript, como jQuery.

Alem de sites muito mais atraentes, a combinação destas tecnologias, que rodam 100% em navegadores como Firefox (v19), Chrome (v25) e até o Internet Explorer (v10). Todos em suas versões mais recentes.

Mas e os navegadores que usam versões anteriores? Aí entra todo um trabalho de adaptar com scripts. Aqui o mais conhecido: HTML5 IE enabling script.

Alguns scripts de configuração de publicidade com jQuery:

E por aí vai! Faça uma busca no Google!

# Por fim…

Deixo pr vocês a definição da Adobe, sobre o que é o Flash:

O software Adobe® Flash® Professional CS6 é um ambiente de autoria avançado para criação de conteúdo de animação e multimídia.

Trecho extraído de http://www.adobe.com/br/products/flash.html (acesso em 10 de março de 2013).

Sempre fui da frase: “Cada macaco no seu galho” e acho que essa ainda é uma boa frase, quando falamos de desenvolvimento WEB.