Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Google Autenticator (Autenticação de 2 etapas)

12/09/2012 Tech 1 minuto para ler
android autenticator fica-a-dica google informática internet mobilidade programação sistemas wordpress

Já perceberam como agora a onda nova de segurança para usuários é usar aplicativos que geram “números de segurança”, ou Tokens, para autenticar e diversos serviços na internet. Esta onda começou com os bancos e com alguns jogos, e agora está chegando a diversos outros serviços, e entre eles, agora o Google tem seu sistema de Token para celular, onde quase todos os serviços do Google podem ser autenticados com o uso de seu login, senha e token!

Ok, para alguns usuários vem logo a idéia que nem lembram de sua senha, precisa agora de mais essa “coisa” para logar? Bom, a resposta pode ser mais simples do que você imagina: É muito ruim perder sua conta Google? Se a sua resposta a esta pergunta é como a minha: SIM!, você realmente precisa do Google Autenticator!

Bom, e como nem tudo são doces, não é todo o serviço do Google que suporta essa “autenticação de 2 etapas”. Então login do celular do Google, Gmail no celular, Youtube para MAC e outros precisam de uma NOVA senha. Mas fique tranquilo, o Google te ajuda fácil, fácil com isso! E apenas será pedido uma vez esta senha!

Agora, eu descobri este assunto em meio a uma pesquisa que eu estava fazendo aqui no meu note, enquanto espero minha aula começar aqui na Unisinos. Pesquisava sobre WordPress e então li este artigo de autoria do Diogo Espinha: “Aumentando a segurança do Login em WordPress”. Ali ele cita o uso do Google Autenticator para login em sites usando WordPress! Não é muito tri isso?? Imagine usar essa API do Google Autenticator em outros serviços “não Google”? Como qualquer sistema pessoal, ou de uma empresa?

Eu vou começar a popularizar esta ideia. 😉