Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

DevSecOps. Professor.

© 2009 - 2020

Cadê minhas imagens e músicas no meu Android?

Olá pessoal!

Ontem tive um problema no meu smartphone (atualmente, LG Optimus Black c/ CyanogenMod 7.2.0 stable) e depois de descobrir a solução (sem nem olhar no nosso oráculo Google) pensei em compartilhar aqui, até porque o procedimento foi bem simples.

Primeiro, senta que lá vem história

Ontem de manhã eu acordei e foi me arrumar para trabalhar, quando saia de casa e colocava meu smarphone para tocar música, quando para minha surpresa, ele indicava que não havia música. Ok, então resolvi ir no meu Gerenciador de Arquivos (File Expert) e não é que estava lá as músicas? Reparei que o mesmo ocorria com as minhas imagens. Como foi um dia corrido ontem, eu acabei deixando esse problema para depois…

Hoje, como não precisaria trabalhar pela manhã, eu resolvi fuçar no smartphone para ver o que aconteceu e para minha surpresa, apareceu fotos! Mas as que tirei ontem no trabalho! Ok, então logo pensei que deveria ser algo em algum cache que o Android lê, para acelerar a exibição das imagens em miniaturas e informações básicas das MP3!

Solução (por incrível que pareça)

Achei uma pasta dentro de DCIM no meu cartão de memória com o gerenciador de arquivos chamada .thumbnails e resolvi deletar ela. Abri a galeria de fotos e ele levou uns minutos lendo meu cartão e tava lá! BATATA (como diria meu amigo João)! Todas as fotos! E para completar, as MP3 também voltaram a aparecer no meu player!

Explicação

Bom, porque deletei essa pasta? Thumbnail em inglês é miniaturas, e como estava na pasta DCIM (onde ele grava as fotos), logo pensei que esse era o tal cache do Android para fotos… Agora, porque ele arrumou minhas MP3 se elas ficam no diretório Music? Isso agora é totalmente intuitivo e não tenho embasamento teórico, por tanto, especulação pura: Como deletei uma pasta de cache, deve ter acionado no Android um “estado de pânico”, onde ele então para ajustar o erro interno, começou a refazer todos os caches dele.

Era isso! Mais um problema resolvido! Bora pra outro! 😉