Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Usando 3G por vias alternativas no seu PC

24/11/2009 Tech 3 minutos para ler
3g claro computadores e71 fica-a-dica hardware informática netbook networking nokia notebook redes-de-computadores s60 smartphone software symbian

Bom, e quem disse que para acessar no seu PC, Notebook ou Netbook, vocês precisam daquele modemzinho e mais um chip (mais uma conta), para acessar as redes 3G? Com seu Smartphone aliado a pequenos softwares (alguns de fácil aquisição e outros com suas licenças), fica muito simples e fácil acessar internet por meio destas redes.

Tá certo uma coisa: Não se compara os planos para Modem vs planos para Smartphones, a maioria dos modens tem planos de acesso ilimitados (ou limitados a trafego reduzido). Mas para aqueles que usam outros meios de internet (a maioria em seus ADSL ou Cable Modem), e por falta deste meio, precisar acessar internet com urgência (ou para aqueles que possuem Notebook ou Netbook e quer ficar tranquilo em acessar internet onde estiver).. Fica a dica!

Andei testando 3 meios de conexão do meu Nokia E71 com meu notebook Positivo e o que posso dizer é:

  1. Cabo USB: É o meio mais simples de acessar com qualquer tipo de Smartphone. Basta ter o software do fabricante (no meu caso, o NPCS - Nokia PC Suite) e plugar o cabo! As principais desvantagens deste tipo de acesso, é a velocidade final do 3G, que fica totalmente distorcida (estranhamente os modens 3G são USB e não se comportam assim) e o fato de estar com um cabo ligando ao Smartphone.

  2. Bluetooth: Um meio um pouco mais complexo, mas não é um bicho de 7 cabeças. Eu tive que comprar um adaptador Bluetooth (Meu notebook não tem por padrão este tipo de acesso), para que pudesse ter a comunicação com meu Smart. Alem de não ter “fios” ligando meu note ao smart (vantagem, pois o Smart não precisa ficar dando sopa numa mesa), ele ainda teve uma resposta muito mais rápida em comparação com o USB. Acredito que uma desvantagem deste tipo de acesso seria a possível falha (comigo não aconteceu) do Bluetooth, uma vez que este tipo de sinal está suscetível a muita perda (Vide que dependendo de onde eu balanço minha cabeça com um fone bluetooth, fico totalmente sem sinal, e meu smart no bolso!). Veja meu teste de velocidade aqui: http://twitpic.com/qpqww

  3. JoikuSpot: Este é um caso complicado de amor e ódio. Aqui simplesmente tu transformas teu Smartphone em um roteador Wifi, padrão Ad-Hoc (Wireless ponto-a-ponto). A extraordinária vantagem deste, é alem da velocidade (a mais rápida das três), é o fato que no seu notebook, netbook ou PC, basta ter acesso wifi (ok, nos dois primeiros, é praticamente impossível não ter, e na terceira, basta investir em um adaptador wifi). Alias, virtualmente, qualquer dispositivo que possua wifi sob o modo Ad-Hoc, funciona, então o acesso pode ser colocado nos aparelhos mais inusitados que possa imaginar, hehe… Agora as desvantagens desta solução, são muitas. Vai desde o fato que esse programa para Smartphones, tem uma versão gratuita que só te permite acesso http e https (o resto, algum messenger especifico, VPN, ou qualquer outra coisa que precise de outras portas que não seja as 80 e 443, não funcionam), e então para acesso total, precisa comprar a versão “premium”; a até o fato que em alguns SO (vide falhas em Linux por exemplo), simplesmente não funciona muito bem (pode ser o fato de trabalhar com o AD-Hoc). Teste de velocidade (com a versão premium) aqui: http://twitpic.com/p31ou.

Bom, para concluir, acredito que o que vá diferenciar na escolha de alguma das opções vá ser o valor agregado que ela vai representar. Para eu, que trabalho 24hs por dia com internet, vale muito a pena a terceira opção. Embora a segunda não tenha deixado a desejar, o fato da proteção e o fato do canal wifi ser mais “resistente” a interferências do que o bluetooth, me fazem seguir com esta.