Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Sobre planejamentos… Já é dezembro novamente?

03/12/2022 Etc 3 minutos para ler
opnião pessoal planner agenda google-agenda google-calendar produtividade

Sabe aquele momento que você acorda e nota que o ano já basicamente acabou? Então deixa te contar que esse é o meu momento! Chegamos ao final de 2022, particularmente em meio a um turbilhão de coisas, e como para a maioria das pessoas é um momento de reflexão de como foi o ano e como podemos entrar no próximo com o “pé direito”, então vamos lá!

Notei que 2022 foi um ano um tanto sabático para mim no quesito de atividades extras na minha vida, acabei pegando para focar bastante no trabalho mesmo, com o crescimento da empresa onde trabalho. Mesmo assim senti falta de um crescimento pessoal maior, mas no fundo acho que era para ser assim mesmo. Para quem me conhece, sabe que tenho como profissões a principal que é na área da TI (DevSecOps) e uma secundária que adoro que é ser professor e que eu me desliguei da escola onde dava aula do técnico no ano passado.

Se eu analisar o meu ano acredito que passei batido por algumas conquistas que queria ter alcançado, vide por exemplo:

  • Queria ter dado mais atenção ao meu blog (escrever mais);

  • Começado a fazer vídeos (para o YouTube) com tutoriais e dicas na área de TI;

  • Focar em fazer alguns cursos e certificações.

Mas claro que se analisar no geral o meu ano foi bom, obtive conquistas principalmente pessoais muito legais e tive acredito que um tempo considerável para estar mais com a família e com os amigos, e isso é muito bom também. Acho que se posso colocar o meu ano como produtivo, posso dizer que foi no sentido pessoal. Mas sabe quando mesmo “tudo dando certo” tu ainda poderias ter feito mais?

Pois bem, esse post nasceu de um pensamento nada haver que me levou a toda essa análise, acredita? É que acordei hoje pensando: “Poxa, será que eu preciso de um planner? Vejo um monte de gente falando que ajuda a se organizar melhor e ser mais produtivo. Tá? mas o que é um planner? 😅” E aí que começou tudo. Na minha cabeça o planner era algo supercomplexo e sofisticado, onde poderia de repente adicionar na minha assistente digital inteligente (como chamo a entidade que cuida de algumas automações e hack digital life que criei, a A.D.I.A.). Mas no final vi que a ideia é que um planner nada mais é que um caderno de agenda com algumas coisas a mais como tarefas diárias, anotações, planejamentos financeiros ou afins e isso lincando ou não com datas, sejam próximas (o que fazer hoje, ou essa semana) como mais distantes (este mês, este ano).

Talvez essa não seja a definição mais exata, mas foi por aí que eu entendi e como bonus acabei vendo dois vídeos bem legais mostrando como fazer isso usando o Google Agenda (ou Google Calendar). Como sou usuário de carteirinha do Google e “agendoholic”, compreendi que na real eu já faço um planner, mas que posso melhorar e muito mudando alguns hábitos no uso dele. Ah sim, quais vídeos que vi? O primeiro foi este da Rafaela Veloci com título “COMO USAR O GOOGLE CALENDAR (planner gratuito online)” e o outro foi da Gabriela Charbe com o título “ORGANIZAÇÃO COM FERRAMENTAS GOOGLE - Google Agenda, Google Tarefas e Google Keep”, ambos muito bons para ter inspirações e ampliar os conhecimentos de como usar o Google Agenda.

Mas para fazer esse tal de planner é só com Google? Mas é claro… que não! 😄 Eu não pesquisei muito afundo “as várias opções”, mas posso comentar de uma que quase usei para substituir o Google Agenda: Microsoft Outlook! O programa que instala no Windows? Também, mas me referia ao online (https://outlook.live.com/). Em ambos tu podes ter a agenda, tarefas, anotações e com a vantagem do Outlook porque ele se integra muito bem com o Windows, logo adicionando notificações mesmo com o Windows com a tela bloqueada! Mas não migrei porque tenho muita coisa vinculada com o Google e mudar ia requerer ter coisas em um lado e coisas no outro e então perde o sentido da produtividade da coisa.

Bom, e é isso para o momento! Vamos começa então o planejamento de 2023! 🤘🏼