Luiz Souza

DevSecOps Specialist

301 Redirect - Redirecionamento permanente

27/04/2010 Tech 1 minuto para ler
301 blog google informática internet networking problemas redirect-301 redirect webmaster

Pois e não é que a internet sempre me ensina algo? Hoje em dia (a alguns dias, pra falar a verdade) estou tendo que aprender a fazer esse tipo de redirecionamento de página tipo “permanente”. Mas, para que afinal isso??

Um redirecionamento, na internet, nada mais é o que a palavra mesmo diz: “tu quer acessar um local na internet, e ele te encaminha para outro”. Bom, mas estou lendo sobre isso esses dias por causa do meu site e meu blog. Antes os dois eram uma coisa só, por tanto, tudo era o site. Hoje em dia quero mudar isso, criar um site e ter meu blog. Mas, e meus leitores? E os sites de busca (em geral o Google)? Como mudar, sem perder audiência? (E nesse momento tu deves ter se perguntado: “ah tá! conta outra! esse blog é acessado tanto assim??”, e a resposta é: sou um blogueiro preocupado com meus pouquíssimos fãs! :P). Retomando a pergunta, eu descobri que poderia fazer um redirecionamento permanente.

Redirecionamento permanente?? Heim?? Pois é, foi exatamente isso que eu pensei; eu sempre pensei que redirecionar uma página era… Redirecionar uma página! Mas não, isso não é bem assim. Uma página pode ser redirecionada de forma permanente ou temporária. Até onde entendi, redirecionar permanente, notifica os buscadores, que as pesquisas que eles estão fazendo ali não devem mais estar ali, e sim mudar para o endereço novo. Na temporária, ele diz aos buscadores que o site não está ali no momento, mas continue buscando ali, pois algum dia ele volta (vulgo site em manutenção, volte depois… hehe).

Mas, ainda não vi mudanças no buscador sobre isso, as páginas continuam caindo no seu endereço antigo. Agora, não sei que isso tem haver que mudei o caminho de uma pasta para outra, ou seja, de https://luizsouza.com para https://luizsouza.com/blog. Vou aguardar mais um tempo… Gostaria muito que o tio Google ajustasse isso para que possa colocar o conteúdo da página no ar…

É esperar para ver! 😀